terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Qual a cor da alma?


Escrever, escrever, mas escrever oq? O ano começou meio sem inspiração. Calma! Pensa negrinho, pensa. GO negrinho Goooooooo! Ah! Ta vindo.... É. Porque não falar sobre os negrinhos? Talvez, preconceito ou mais que isso.... vamo nessa! =)


[PAUSE- Jogando Colheita Feliz...hahahahah inventam cada merda... e a gente adere]

Pessoas, eu tava refletindo aqui... Cacete!! Só faz cento e poucos anos que a escravidão foi abolida, ou seja, se eu voltasse no tempo, apenas 122 anos atrás, estaria acorrentado e levando chibatadas. Porra! Mesmo sendo negro nunca tinha parado p/ pensar nisso! No dia 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Áurea, os escravos foram oficialmente libertos, no Brasil. Libertos? Uma grande massa de negros, gente de cor negra, GENTE, foi jogada nas ruas e conheceu outras formas de pobreza, outras cores, outras formas de ser escravo, outras formas de reagir....outras formas de ser GENTE... E nesse ponto, verdadeiramente, nasceu o Brasil. Sério, tô aqui tentando imaginar a barbárie de um período colonial/imperial onde pessoas eram cães, jumentos, bois ou macacos de estimação, por serem julgadas inferiores. Julgados por quem? Por quê? Vc consegue se imaginar como um escravo? Acha difícil? O trabalho compulsório e o tráfico de pessoas existem até hoje, na chamada escravidão moderna. VC se imagina liberto? Talvez vc seja um escravo tbm... acho que existem mais do que antes.... Escravos da pobreza, pretos e brancos, ESCRAVOS...da rotina, do trabalho, pretos, brancos, amarelos.... ESCRAVOS... do vicio, dos costumes, das doenças, pretos brancos, amarelos, rosados....simplesmente, ESCRAVOS. Pensa ai!!


Hummm!! Por outro lado me deixa feliz observar como meu país assimilou tantos povos, tantas culturas, em tão pouco tempo, se tornando essa sopa colorida e de sabor agradável. Pelo menos a galera não se mata por aqui... pq somos iguais. Somos? Todos curtem uma feijoada, uma tapioca ou canjica, mas pq brancos, índios e negros não desfrutam das mesmas oportunidades de emprego ou estudo? Todos jogam capoeira, dançam samba, se pintam, rezam, torcem pela seleção, mas pq só alguns tem uma boa cama pra se deitar no fim do dia? Ou oq comer? Ou oq vestir? Culpa da cor? Da genética? Da miséria? Das elites? Vai saber!! Eu não tenho essas respostas, talvez nunca tenha. O Brasil se vangloria do seu povo, misto, variado, Diferente, mas hipocritamente as diferenças não são tão bem aceitas por aqui... o preconceito é o atraso do país e o brasileiro é preconceituoso por natureza. Eu, vc, seu visinho, tds somos. Atire a primeira pedra quem nunca fez piadinhas racistas ou de judeus, pobres, gays, sobre a atitude ou defeito de outra pessoa. O maior erro do nosso povo é encobri-lo, ignorá-lo, como se não existisse... quando ele só EXISTE e nas mais variada formas possíveis.


[PAUSE – Chuva e enchentes no sudeste, terremotos no nordeste. Natal tremeu! Num vô falar nada... quem leu o post do dia 02/08/09 sabe oq é]

Graças a Deus tenho amigos de todas as cores, de vários credos, aparências e personalidades... tanto eu quanto eles tivemos uma vida longe da miséria e próxima da educação, do esclarecimento.... mesmo assim, em algum momento da vida, fomos preconceituosos ou alvo dessa praga. Essa porra não escolhe classe social, credo ou raça.... está em td parte e é uma bola de neve. Eu nunca tive frescura com piadinhas sobre negro... procuro encarar na boa, até dou risadas de algumas (talvez esse seja o erro), mas essa semana vi como o preconceito se manifesta... inconscientemente ou não... Eu estava com a galera e começaram as piadinhas racistas... meus amigos! P/ que estressar? Mas, como numa corrente, cada um foi contribuindo, dando sua cota de preconceito, e tds riam, mas não tava parecendo tão engraçado p/ mim, único negro presente no momento.... Como falei, parecia bola de neve, alguém contava uma piada e o seguinte se sentia no direito de contar tbm ou rir, sempre aumentando o grau das ofensas. Acabei ficando puto... muito puto... eram meus amigos pow! Imagina se não fossem, mas isso serviu p/ que eu me desse conta de como esse mal se semeia rápido, tão facilmente, tão inocentemente. Será?

O preconceito é, e sempre foi, grilhão do mundo. Somos escravos desse mal! Ele define se vc é bonito o suficiente, se pode ter tal emprego, se aquela garota(o) vai te querer.... se o medico vai te atender, o lugar onde vc deveria estudar... é ele que cria cotas, separando intelecto por raça, que dá auxílios, alimentando pela metade, que joga fora talentos, por não estarem “bem apresentáveis”. Foi bom escrever essas coisas... me fez pensar. Te fez? Vi em algum lugar que não são as respostas que movem o mundo e sim, as perguntas... então... Amor tem classe social? Preconceito tem cara? Deus pertence a alguma religião? Uma raça é melhor que a outra? Ei, você ai.... Qual a cor da alma?

Galera! Esse não foi um post engraçadinho, mas nem sempre pode ser! Valew ai quem leu! Brigadão mesmo! Adoro vcs.... Ah! Se der, comentem ou ajudem a divulgar o blog! Abração!

14 comentários:

  1. Tema muito importante parabéns pela escolha e pelo texto
    bom eu também tenho amigo de todas as cores bom pra min isso e só detalhe
    bom uma piada meio sem jeito

    oque vale e o que a pessoa é nao importa se e azul branca preta lilais amarela

    uma ferrari azul ou vermelha sempre vai ser uma ferrari :D


    da uma ajudinha ?

    http://www.beijomeliga.co.cc/

    ResponderExcluir
  2. e pensar q perante deus naum temos cor nem raça e entre os homeins essa patifaria =/

    mbo boun seu blog

    http://drehluvz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Cara, um tema um tanto quanto perigoso pra se tratar. É algo que ou tu assina teu atestado de óbito como argumentista ou tu é auto-promovido.

    Mas tu desenvolveu bem, foi legal, ficou bonito.. bela recuperação ;)

    ResponderExcluir
  4. Olha, o texto ta sensacional.
    Lembrei de um video que vi dia desses.
    Dá uma olhada,vc adorar.
    http://www.youtube.com/watch?v=NCkvb4R-g8k&feature=related

    ResponderExcluir
  5. hahahahahahaha! Que massa!! Cara, o video é legal mesmo!!

    ResponderExcluir
  6. Mto bom o post negro! Ficou mto bem argumentado! Vlwwwwwwww

    ResponderExcluir
  7. Adorei!!
    E p/ compartilhar tenho um fato a relatar;
    Dois alunos estavam lá no cursinho onde tenho aula:
    babaca 1: "tô indignado! cm pode um cursinho desse porte contratar professores negros p/ dar aula!! meu professor de direito penal é de cor!!"
    babaca 2: "...e eu? q tenho aula de raciocínio lógico com uma mulher!!! putz..."

    O fato foi relatado pela própria professora de rac. lógico, q estava atrás dos babacas na fila da lanchonete...

    Q beleza de Brasilzão heim...

    ¬¬

    ResponderExcluir
  8. Cacetee!!! criminal essa ai!! A galera num tem noção do que fala as vezes!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o texto, me fez refletir!

    Essa parada de preconceito é antiga, não dá pra mudar muita coisa. Ficou mesmo nos costumes das pessoas!
    E é muito amplo...você reclama de quem tem preconceito racial, mas pode ter preconceito com gays, por exemplo. É delicado tocar no assunto.

    Às vezes a pessoa tem um defeito no corpo, tem uma personalidade diferente, ou tem o peso acima do normal e é vítima disso! E o mais triste é saber que começa desde cedo. Na escola sempre tem aquela criança que é zuada pelas outras...

    Um índio não vai curtir ouvir piadas de índio, mas amanhã tá lá, contando uma piada de "gordinho"!

    Abrir a mente para as diferenças, tratar os outros com o mesmo carinho e bom senso que queira ser tratado. Esse é o segredo!

    Beijos negrinho! :*

    ResponderExcluir
  10. Com certeza mari!!! Valew pelo comentario!

    ResponderExcluir
  11. Então...muito bom o texto. As pessoa devem pensar antes de falar, e devem rever seus conceitos. Prejulgar ou ofender alguém baseado em uma característica física é ignorância.
    Sem contar que no Brasil preconceito racial é hipocrisia...Aqui tem japonês preto do cabelo cacheado, branco do cabelo crespo {e estou falando de crespo real, estilo o meu, não só cacheado}, negro do cabelo liso...
    Eu mesma descendo de índio, africano e europeu...se brasileira fosse uma cor...essa seria a cor da minha alma.

    ResponderExcluir
  12. Boe, tu é muito foda galado. Teu discernimento é fuderoso. Tem muita capacidade pra desenvolver essas paradas aí. Homi, já pensou em ser colunista? Invista nisso aí que seu futuro é garantido. Nos vemos na praça. Valeus!

    ResponderExcluir
  13. Valewww boy Leandro! esse homi é o cara! E Júlia
    "se brasileira fosse uma cor...essa seria a cor da minha alma." Caraca! falou td e bem falado!

    ResponderExcluir
  14. Quando surgiram os protestantes, estes foram discriminados pela Igreja Católica e hoje parte deles formaram a religião Evangélica, doutrina cristã que cresce a cada dia. Os negros foram outros que sofreram por muito tempo e hoje são representados por grandes personalidades da mídia como o Presidente Obama ou mesmo a protagonista da novela de maior audiência no Brasil. Os judeus foram alvo do Nazismo e hoje são pessoas respeitadas por todos. Os homossexuais estão na luta e o que devemos esperar é que eles sejam os próximos a garantirem o respeito que, de fato, merecem. E, de acordo com o tempo que vai passando, o homem vai evoluindo.

    Abraços!!

    ResponderExcluir